Batismo

08/06/2011 22:57

 I - Orientações doutrinais:

 

1 - O que são os sacramentos:

São sinais da salvação indicados por Cristo para viver e ressuscitar com Ele. Os sete sacramentos tocam os momentos importantes da vida cristã. Todos os sacramentos estão ordenados à Eucaristia “como a seu fim específico”. Distinguem-se:

- Sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Confirmação e Eucaristia;

- Sacramentos de Cura: Penitência e Unção dos Enfermos;

- Sacramentos a serviço da comunhão e da missão: Ordem e Matrimônio.

 

2 - O que significa batizar?

Batizar significa “imergir” na água. Quem é batizado é imerso na morte de Cristo e ressurge com Ele como “criatura nova” (2Cor 5,17). É chamado também de “banho da regeneração e renovação do Espírito  Santo” (Tt 3,5).

 

3 - O batismo limpa e purifica

* Água: na Bíblia é fonte de vida e morte ao mal;

* Arca de Noé: Salvação por meio da água;

* Mar Vermelho: o povo de Deus conquista a libertação e o exército opressor morre afogado;

* Travessia do Jordão: Introduz o povo na Terra Prometida;

* Batismo no Jordão: Inicio da missão de Jesus;

* Na Cruz o lado de Jesus é transpassado: Sai água e sangue sinais do Batismo e da Eucaristia;

* Depois de Ressuscitar Jesus pede: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28,19).

 

4 - Desde quando a Igreja administra o Batismo e em que consiste seu rito? Desde o dia de Pentecostes a Igreja administra o batismo a quem crê em Jesus Cristo. Seu rito essencial é imergir na água o candidato ou em derramar água (matéria) sobre sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Formula).

 

5 - Porque a Igreja Batiza Crianças?

Porque elas, tendo nascido com o pecado original, precisam ser libertadas do poder do Maligno e ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus. Precisamos educar deste pequenas.

 

6 - O Batismo é necessário para a salvação?

O Batismo é necessário à salvação para aqueles aos quais foi anunciado o Evangelho e que têm a possibilidade de pedir esse sacramento. Além disso existe o batismo de:

- Sangue: mártires por causa do evangelho;

- Desejo: aqueles que buscam o batismo e o seguimento a Cristo e sua Igreja. Quanto as crianças mortas sem Batismo, a Igreja na sua liturgia as confia a misericórdia de Deus e a fé e desejo de seus pais;

- Batismo normal.

 

7 - Quais os efeitos do Batismo?

O Batismo perdoa o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado; faz participar da vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora a Cristo e à sua Igreja; faz participar do Sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão com todos os cristãos; propicia as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. O batizado pertence para sempre a Cristo: é marcado, com efeito, com selo indelével de Cristo. Batismo imprime caráter.

 

II - Orientações Pastorais

8 - Quem pode presidir o batizado?

O bispo, padre e o ministro (a). Em caso de necessidade qualquer um pode desde que tenha reta intenção de fazer o que faz a Igreja e use a matéria e formula correta, que é chamado de batismo de necessidade.

 

9 - O que se requer de um batizado?

A profissão de fé e o compromisso do desenvolvimento da fé e da graça batismal, expressa pessoalmente, no caso de adultos, ou pelos pais e pela Igreja, no caso de criança.

 

10 - Finalidade do curso de batismo:

1 - Oferecer um bom curso de batismo para os pais e padrinhos de crianças que serão batizadas;

2 - Ajudar os cristãos a assumir o sacramento do batismo com mais clareza e compromisso;

3 - Preparar os pais e padrinhos para que entendam e amem o sacramento do batismo;

4 - Ajudar a celebrar o sacramento do batismo.

 

11  - Onde pode acontecer o curso de batismo

­Na comunidade ou na casa de uma família. Preparar o ambiente com símbolos que lembram o batismo. A finalidade maior é acolher...;

 

12  - Quem coordena o curso de batismo?

O coordenador da pastoral do batismo na comunidade junto com os demais membros. Todo curso precisa ser preparado com antecedência.

 

13 - Esquema para realização do curso de batismo:

1 - Marcar a data do curso de batismo. De preferência que os cursos de batismo sejam marcados no inicio do ano na secretaria da Região;    

2 - Divulgação do curso de batismo, sobretudo no informativo paroquial;

3 - Inscrição dos pais e padrinhos conforme orientações da comunidade.

4 - Os membros da pastoral do batismo preparam o curso de batismo.

5 - Realização do curso de batismo. Que ele aconteça com clima de acolhida, amizade, fé e esperança cristã;

6 - Preparar e acompanhar a celebração do batismo.

7 - Além disso seria bom se a família que possui um batizado seja visitada para sinalizar acolhida.

8 – Zelar para que os batistérios e as lembranças sejam preenchidas de forma legível e sem erros (Conforme o certidão de nascimento da criança). Entregar estes batistérios na secretaria da Região, logo após o batismo, para serem registrados.

 

14 - A cada quanto tempo realizar o curso de batismo na comunidade?

Nas comunidades maiores o curso pode ser realizado a cada mês, ou conforme a necessidade indicada pela coordenação da Pastoral do Batismo.

 

15 - Quanto ao número de participantes do curso de batismo?

É recomendado que o curso aconteça em grupo de no mínimo 6 pessoas, mais os membros da pastoral do batismo. Mas se alguém for padrinho em outra comunidade ou paróquia ele entra em contato com o coordenador da pastoral do batismo na comunidade e ele o encaminhará para realizar numa comunidade mais próxima.

 

16 – A inscrição do curso de batismo

É recomendável fazer a preparação do batismo na comunidade de origem. Caso alguém precisa realizar a preparação em outra comunidade que seja encaminhado pelo coordenador/a da pastoral do batismo da comunidade e região. Para realizar o batismo em outra comunidade da paróquia levar autorização da comunidade. E para batizar em outra paróquia, levar a autorização à região e ela irá fornecer a transferência para outra paróquia.

 

17 – Como se compõe a pastoral do batismo?

A pastoral do batismo é formada por pessoas escolhidas pelo conselho pelo seu testemunho de vida cristã e pela capacidade de evangelizar. Para poder cumprir sua missão os membros da pastoral do batismo precisam continuar aprendendo e testemunhando os valores cristãos. O mundo precisa do anúncio alegre e dinâmico do Evangelho (Boa Notícia).­

 

18 - Quanto tempo dura o mandado da pastoral do batismo?

3 anos, mas podem continuar deste que aja aprovação do novo conselho e da comunidade.

 

19 – Quem pode ser padrinho ou madrinha? É necessário apenas um pessoa ou um casal, acima dos 16 anos que tenham celebrado os sacramentos de iniciação cristã e sejam fiel a eles. Legalmente pessoas de outras crenças religiosas são apenas testemunhas e não padrinhos.

 

20 - Ministro do batismo, ou alguém delegado por ele, escrever com calma e de forma legível os dados que serão enviados à paróquia para que sejam legíveis (batistério). Além disso para evitar erros pedir os documentos para conferir os nomes e as dadas que não podem conter erros. Também zelar pelo óleo do batismo. 


21 - Outras normas e orientações elaboradas sobre a pastoral do batismo:

            - Bíblia;

- Orientações Pastorais e Administrativas da Diocese pg. 32.

            - Catecismo da Igreja Católica;

            - Direito Canônico;

- Orientações do Conselho da Comunidade.